Introdução à Justiça Restaurativa 2ª Edição - Transformando conflitos

Aulas online ao vivo e gravada
Dias 08, 10, 15 e 17 de maio de 2024
Quartas e sextas - 19h às 21h

Coordenador:
Vinícius Almeida - Advogado especialista em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela PUC/RS; Mediador de Conflitos e Facilitador de círculos de construção de paz para situações menos complexas e situações complexas formado pela Escola Superior de Magistratura (Ajuris), Presidente da Comissão de Círculos de Construção de Paz e Justiça Restaurativa da OAB/RJ, membro da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária da OAB/RJ.

Objetivo do curso:
O curso tem por objetivo abordar aspectos introdutórios sobre a Justiça Restaurativa, valores, história, reflexões e dinâmicas de interação com a turma em assuntos que norteiam a perspectiva restaurativa. Serão abordados aspectos como a CNV (Comunicação Não Violenta), e aplicabilidade da justiça restaurativa em conflitos familiares, encontro vítima ofensor e tipos de círculos.

Professores:
Vinícius Almeida - Advogado especialista em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela PUC/RS; Mediador de Conflitos e Facilitador de círculos de construção de paz para situações menos complexas e situações complexas formado pela Escola Superior de Magistratura (Ajuris), Presidente da Comissão de Círculos de Construção de Paz e Justiça Restaurativa da OAB/RJ, membro da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária da OAB/RJ.

Muriel Magalhães - Facilitadora de diálogos, polinizadora de sistemas de apoio, amante da cultura de paz e da comunicação não violenta. Mestranda em Psicossociologia, Comunidades e Ecologia Social pela UFRJ. Aprendiz de tecnologias sociais, visão sistêmica, metodologias colaborativas e Teoria U. Mediadora de conflitos. Aprendiz autodirigida. Atua há mais de 10 anos com práticas restaurativas e gestão de conflitos para pessoas e organizações. Faz parcerias com a Academia de Líderes Ubuntu, a Eureca.me e a Sputnik.works. Coordenadora do GE de Práticas Restaurativas do Instituto Mediare. Idealizadora do RESTAURA Diálogos.

Público alvo do curso: Advogados, estagiários e estudantes de direito

  • 2024.05 - Introdução à Justiça Restaurativa 2 Edição_Transformando conflitos_online_pago8 horas

Programação:
01 - Transformação de conflitos
1.1 - Boas Vindas! O que é Justiça Restaurativa, algumas reflexões sobre “conceito” e história.
Professor Vinícius
1.2 - A importância da Comunicação Não-Violenta na facilitação de diálogos.
Profª Muriel

02 - Trocando as lentes (Muriel e Vinícius)
2.1 - Punir resolve?
(Trazer um pouco da lente restaurativa para o conflito, em especial criminal)

2.2 - Falar sobre circulos de paz?
Dinâmica em círculo;
(Dinâmica em grupos para falar sobre punição x reparação) https://www.youtube.com/watch?v=2Liy_1kYaZ0&t=18s

03 - Justiça Restaurativa
3.1 - Pilares, valores, pressupostos, legislação;
Professor Vinícius

3.2 - Diretrizes e fundamentos dos Círculos de construção de Paz (conferência de grupo familiar; encontro vítima ofensor e tipos círculos);
Profª Muriel

04 - Círculo Restaurativo (Muriel e Vinícius)
4.1 - Etapas dos círculos;
4.2 - Trazer um caso concreto para dinâmica em grupo, com construção de roteiro de círculo de construção de paz ; (Caso Escolar / Caso família/ Caso JECRIM)